terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Colesterol

Olá!! Durante esta semana iremos falar um pouco sobre o colesterol. Há algumas semanas atrás fizemos vários inquéritos aos alunos do 11º e 12º ano da nossa escola. 

A última pergunta desse inquérito perguntava “Sabes o que provoca o aumento do colesterol? Se sim o quê?”. No tratamento dos inquéritos verificamos que 53% dos inquiridos não souberam responder a essa pergunta. 

Sendo que a maior parte desses 53% disse que o aumento do colesterol é causado pelo sal que ingerimos na nossa comida. Nesta publicação iremos verificar que isso é falso. 


Mas comecemos pelo início. O que é realmente o colesterol?
O colesterol é uma gordura natural do organismo que é vital para a nossa sobrevivência mas pode tornar-se facilmente num inimigo!!
Esta gordura está presente na nossa corrente sanguínea e é formada no fígado ou com origem nos alimentos que ingerimos. É um constituinte indispensável da membrana das células (sobretudo do cérebro e dos nervos), indispensável para a formação de sais biliares para a digestão da gordura dos alimentos e para a formação de hormonas (progesterona, testosterona, entre outras).

 
De certeza que já ouviram as expressões mau colesterol e bom colesterol. Pois existem dois tipos de colesterol, o LDL e o HDL. Mas porquê que um é considerado o bom colesterol e o outro o mau colesterol?
O LDL (proteínas de baixa densidade) ou o mau colesterol é formado pelo fígado que, quando em excesso acumula-se e deposita-se nas veias, dificultando a circulação de sangue e a irrigação do sangue, provocando assim doenças cardíacas e AVC’s (acidente vascular cerebral).
O HDL (proteínas de baixa densidade) ou o bom colesterol tem um efeito protector sobre as artérias, removendo o colesterol em excesso das paredes das artérias transportando-o para o fígado, onde é metabolizado ou excretado, precisamente a função contrária do LDL. Em níveis inferiores ao desejado, o bom colesterol pode ser nocivo, aumentando o risco de doenças cardíacas.
 
Só encontramos colesterol nos alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras do tipo saturada. Assim o colesterol está presente em todas as carnes e seus derivados, frutos do mar, gema de ovo, leite e seus derivados.


As gorduras insaturadas ajudam a diminuir o colesterol sanguíneo, mas por serem muito calóricas e engordar devem ser consumidas com cuidado. Estão presentes nos óleos vegetais (oliva, canola, soja, milho, girassol), nozes, avelãs, abacate, margarinas.

Deves procurar a adopção de hábitos alimentares e de exercício físico que contribuam para aumentar os valores de HDL e para reduzir os valores de LDL no sangue.

Fontes:
 

1 comentário:

  1. Por acaso também sempre pensei que o principal motivo do colesterol era o sal excessivo que consumiamos nos alimentos, bem como o excessivo consumo de alimentos com muita gordura e assim :x .
    O vosso blog aborda assuntos muito interessantes mesmo, continuem assim *.*
    Beijinhos, Marta Costa :b

    ResponderEliminar