terça-feira, 14 de junho de 2011

Notícia. Já ouviste falar…?

"Obesidade: vacina pode estar a caminho"

"Os efeitos serão idênticos aos alcançados com as cirurgias, mas a alimentação saudável deve manter-se assim como a prática de exercício." 

 




Fonte: 
Informação: Noticias TVI 
Imagem: http://www.fotosantesedepois.com/wp-content/uploads/2011/03/vacina1.jpg

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Palestra sobre a Obesidade Infantil e Alimentação Saudável

Oláa!
Como já tínhamos referido, hoje vimos dar-vos a conhecer a outra palestra que organizámos na nossa escola, desta vez sobre a Obesidade Infantil e Alimentação Saudável. Esta foi realizada pela Drª Inês Vaz, Drª Patrícia Ferreira e Drª Marta Correia, no dia 27 de Maio. Esta palestra transmitida para duas turmas do 7º ano, foi dividida em duas partes. Primeiro houve uma apresentação em Power Point sobre o tema e em seguida um jogo com perguntas relacionadas com o assunto. Tivemos também o patrocínio da Mimosa”, com o fornecimento de duas paletes de leite que entregámos a todos os presentes.



Agradecemos a todas as pessoas envolvidas, nomeadamente às doutoras, à professora Soledade e à "Mimosa".

Site que aconselhamos, contém receitas saudáveis, dicas para o bem-estar físico, apresentação dos seus produtos e muito mais: http://www.mimosa.com.pt/homepage.aspx 
 

terça-feira, 31 de maio de 2011

Apresentação final


Amanhã no dia 1 de Junho temos a nossa apresentação final e convidamos a todos que a queiram assistir.

sábado, 28 de maio de 2011

Palestra sobre a Diabetes

Oláa!
É verdade que não vos temos apresentado nem dado a conhecer o desenvolvimento do nosso projecto por isso, hoje vimos divulgar-vos as palestras que já organizámos na nossa escola sobre os nossos temas.
No dia 9 de Maio preparamos uma palestra sobre a Diabetes que foi realizada por membros da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, a quem deste já agradecemos pela sua disponibilidade. A apresentação foi feita para duas turmas do 12º ano e foi dividida em duas partes. Inicialmente descodificaram mitos sobre a Diabetes através de um jogo interactivo e de seguida houve uma apresentação em Power Point sobre a doença e sobre a Associação.


Agradecemos a todas as pessoas envolventes.

Já agora dêem uma espreitadela: http://www.ajdp.org/




Para a próxima iremos falar-vos da outra palestra, desta vez sobre a Obesidade Infantil e
Alimentação Saudável. Fiquem atentos ;)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Corrida da Mulher 2011

Oláa!!
Já há algum tempo que não publicamos algo, por isso, hoje deixamo-vos uma sugestão!!
Já pensaram em participar na Corrida da Mulher 2011? É uma óptima ideia para fazermos exercício físico, contribuindo para uma boa causa!



Nós já nos inscrevemos, e vocês?
Participem =D

Para mais informações consultem: http://www.corridadamulher.com/

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Entrevista à Katia Sopas

Hoje publicamos uma entrevista que realizámos à Katia Sopas, aluna da nossa escola, que é diabética e a quem agradecemos desde já a sua disponibilidade.
Esperemos que vos possa esclarecer :)



Andreia Ginja: Olá, estamos no dia 3 de Dezembro de 2010, hoje vamos fazer uma entrevista com a katia sopas, é do 12ºA, e tem diabetes à algum tempo. Então, o que é ser diabético?
Katia Sopas: Ser diabético é ter uma doença, que se costumam dizer “os diabetes” , não é “os diabetes” é “ a diabetes”. A diabetes é uma doença em que o pâncreas não funciona. Há dois tipos de diabetes, o tipo 1 em que o pâncreas não funciona totalmente e tem que ser injectada insulina para o nosso organismo. A diabetes tipo 2 que é o pâncreas funciona só em parte e produz parte da insulina não total, ou seja, tomam-se comprimidos para que estimulemos o pâncreas a funcionar.
A: E qual é o teu tipo de diabetes? Tu disseste dois…
K: eu tenho o tipo 1, ou seja, o meu pâncreas não produz insulina e eu tenho que me injectar para dar insulina para o meu organismo.
A: normalmente a do tipo 1 é mais relacionada com crianças, aparece em crianças em idades mais novas e o tipo 2 em adultos e adolescentes, é assim ou...
K: sim, geralmente é assim, mas também há por exemplo: aparece nos adultos e nos idosos a diabetes tipo 2 e depois evolui para diabetes tipo 1, ou seja, com o não tratamento da diabetes tipo 2 passa para diabetes tipo 1, ou seja, o pâncreas deixa mesmo totalmente de produzir insulina, porque não é estimulada a produzir e então passa para diabetes tipo 1
A: há quanto tempo és diabética?
K: sou diabética para aí há 11 anos.
A: Então desde os 6 anos.
K: Sim.
A: Como é que é o teu dia-a-dia?
K: eu tento fazer o dia-a-dia como uma pessoa normal, faço desporto, tenho uma alimentação cuidada e acho que no fundo é basicamente o que uma pessoa normal deveria fazer...
A: e tu tomas insulina todos os dias?
K: sim, várias vezes por dia
A: e aquela bombinha que tu usas na barriga? É para regular?
K: Existem vários instrumentos que permitem regular os níveis. Os mais antigos eram seringas e ao longo do tempo, com a evolução da tecnologia foram evoluindo…Existem também canetas que é o mais comum para as pessoas, agora com o avanço da tecnologia passou só a ser uma bomba que funciona a pilhas e como nós temos de dar sempre duas insulinas, uma para a comida outra para regular os níveis durante o dia, a da comida é como se fosse um extra e a bomba faz durante o dia normal, dá para, em vez de, com a caneta temos de dar sempre a mesma dose e aqui ela dá sozinha e para além disso também permite controlar entre horas as doses que temos de dar.
A: ok. E para última pergunta, se descobrisses que alguém tinha diabetes que conselhos é que lhe davas?
K: há pouco tempo também descobri que uma amiga minha de infância tinha diabetes e eu acho que é assim, quando eu tive diabetes eu tive de aprender sozinha por isso eu acho que se soubesse que uma pessoa tinha diabetes eu tentava ajudar, porque eu acho que é muito mais fácil teres uma ajuda e teres alguém por trás a ajudar-te do que aprenderes sozinha nos hospitais porque a aprendizagem é muito diferente. Nos hospitais ensinam-te só aquilo que deve ser e tens de seguir tudo à risca, mas nem sempre é assim porque tu não tens que te adaptar à diabetes, a diabetes é que tem que se adaptar à tua vida. Por isso eu acho que ajudava.
A: ok, Obrigada pela tua colaboração.


Direitos de autor.
Fonte da imagem: http://www.cabianca.net/imagem/entrevista.jpg

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Divulgação de uma caminhada em Caneças

 Oláa, hoje trazemos-vos uma informação que nos chegou sobre uma caminhada. É uma boa sugestão para fazer exercício físico =P

Caminhada em Caneças, integrada no programa "Odivelas Jovem"
Dia 15 de Abril de 2011
Hora de partida: 10h
Hora prevista de chegada: 12H
Ponto de encontro: Largo Vieira Caldas
Não é necessária inscrição prévia; basta aparecer no local, à hora indicada.

Câmara Municipal de Odivelas

Se puderem participar, porque não experimentar?

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Inquéritos (4)

Olá, aqui ficam as últimas 3 perguntas dos nossos inquéritos. Estas 3 últimos perguntas são perguntas de resposta aberta em que queríamos saber o conhecimento que os jovens têm acerca dos nossos subtemas. 

 



 
Nesta pergunta muitos dos inquiridos que responderam a esta pergunta disseram que o aumento do colesterol era devido ao consumo do sal, no entanto essa afirmação é falsa, porque é o consumo excessivo de gorduras que provoca o aumento do colesterol. 

E tu, o que responderias?

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde

Olá!! Hoje é um dia muito especial para todos nós, hoje dia 7 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. O Dia Mundial da Saúde foi criado a 7 de Abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objectivo de alertar o mundo para que volte os olhos a uma área tão carenciada em todos os países do mundo, especialmente nos países subdesenvolvidos em que diariamente morrem milhões de crianças por falta de atendimento médico, por falta de comida e por falta de saneamento básico.
Todos os dias mas, especialmente, neste devemos ser sensíveis tanto ao nosso bem-estar físico e psicológico como ao bem-estar dos outros, pois a saúde é um "estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consiste somente na ausência de uma doença ou enfermidade".



 É um vídeo muito divertido que visa sensibilizar as pessoas a praticar exercício físico.


A todos desejamos um excelente Dia da Saúde =)


Fontes: http://cruzesdamonica.blogspot.com/2010/04/dia-mundial-da-saude.html
http://www.portalis.co.pt/dia-mundial-da-saude-dia-07-de-abril/
http://www.caestamosnos.org/Pesquisas_Carlos_Leite_Ribeiro/Dia_Mundial_da_Saude.html
http://eb1ciclo.blogspot.com/2008/04/dia-mundial-da-sade.html

terça-feira, 5 de abril de 2011

Inquéritos (3)

Olá!!! Pedimos desculpa por não publicarmos nada no nosso blogue há algum tempo, mas durante as últimas semanas tivemos ocupadas com testes e trabalhos e só agora é que tivemos disponiblidade para publicar algo.
Aqui vão mais 3 resultados dos nossos inquéritos.

Na 6ª pergunta houve um grande número de pessoas que respondeu ter medido a tensão arterial a semana passada porque alguns alunos no âmbito da disciplina de Educação Física mediram a sua tensão arterial na semana anterior.

Na 7ª pergunta analisámos através das respostas abertas que os inquiridos responderam.

E tu, o que responderias?

terça-feira, 15 de março de 2011

Inquéritos (2)

Olá!!! Esta semana como prometido voltamos a publicar dois resultados dos nossos inquéritos.



O que responderias? Deixa o teu comentário.

domingo, 13 de março de 2011

Receitas (8)

E como as pequenas refeições são tão importantes como as outras, aqui fica uma sugestão rápida e pouco calórica que podem fazer, quer ao pequeno-almoço, quer ao lanche.

in Receitas de cozinha saudável para toda a família, nº7 Pequeno-almoço e lanche, Correio da Manhã



quinta-feira, 3 de março de 2011

Inquéritos

Entre os dias 18 e 25 de Janeiro de 2011 realizámos na nossa escola vários inquéritos a alguns alunos do 11º e 12ºano. Durante as próximas semanas iremos publicar os resultados. Estes inquéritos são anónimos e demonstram os conhecimentos e o hábito de vida saudável destes alunos. Eis alguns desses resultados.




O que responderias? Deixa o teu comentário.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Receita (7)

Olá!! Eis a receita desta semana. Esperemos que gostem.

in Receitas de cozinha saudável para toda a família, 5 - Carne, Correio da Manhã

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Receita (6)

Há algum tempo que não publicávamos uma receita saudável, de certeza que já estavam com saudades =) .
Eis uma deliciosa receita para quem gosta de gambas.

in Receitas de cozinha saudável para toda a família (4) Peixe, Correio da Manhã

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Colesterol

Olá!! Durante esta semana iremos falar um pouco sobre o colesterol. Há algumas semanas atrás fizemos vários inquéritos aos alunos do 11º e 12º ano da nossa escola. 

A última pergunta desse inquérito perguntava “Sabes o que provoca o aumento do colesterol? Se sim o quê?”. No tratamento dos inquéritos verificamos que 53% dos inquiridos não souberam responder a essa pergunta. 

Sendo que a maior parte desses 53% disse que o aumento do colesterol é causado pelo sal que ingerimos na nossa comida. Nesta publicação iremos verificar que isso é falso. 


Mas comecemos pelo início. O que é realmente o colesterol?
O colesterol é uma gordura natural do organismo que é vital para a nossa sobrevivência mas pode tornar-se facilmente num inimigo!!
Esta gordura está presente na nossa corrente sanguínea e é formada no fígado ou com origem nos alimentos que ingerimos. É um constituinte indispensável da membrana das células (sobretudo do cérebro e dos nervos), indispensável para a formação de sais biliares para a digestão da gordura dos alimentos e para a formação de hormonas (progesterona, testosterona, entre outras).

 
De certeza que já ouviram as expressões mau colesterol e bom colesterol. Pois existem dois tipos de colesterol, o LDL e o HDL. Mas porquê que um é considerado o bom colesterol e o outro o mau colesterol?
O LDL (proteínas de baixa densidade) ou o mau colesterol é formado pelo fígado que, quando em excesso acumula-se e deposita-se nas veias, dificultando a circulação de sangue e a irrigação do sangue, provocando assim doenças cardíacas e AVC’s (acidente vascular cerebral).
O HDL (proteínas de baixa densidade) ou o bom colesterol tem um efeito protector sobre as artérias, removendo o colesterol em excesso das paredes das artérias transportando-o para o fígado, onde é metabolizado ou excretado, precisamente a função contrária do LDL. Em níveis inferiores ao desejado, o bom colesterol pode ser nocivo, aumentando o risco de doenças cardíacas.
 
Só encontramos colesterol nos alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras do tipo saturada. Assim o colesterol está presente em todas as carnes e seus derivados, frutos do mar, gema de ovo, leite e seus derivados.


As gorduras insaturadas ajudam a diminuir o colesterol sanguíneo, mas por serem muito calóricas e engordar devem ser consumidas com cuidado. Estão presentes nos óleos vegetais (oliva, canola, soja, milho, girassol), nozes, avelãs, abacate, margarinas.

Deves procurar a adopção de hábitos alimentares e de exercício físico que contribuam para aumentar os valores de HDL e para reduzir os valores de LDL no sangue.

Fontes:
 

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Receita (5)

Oláa!
Deixamos aqui a receita desta semana. Esperemos que gostem!! Pelo menos tem bom aspecto, e é boa para quem não resiste ao chocolate e o queira comer de uma forma mais saudável :P

                                            O melhor da Cozinha Portuguesa, A arte de bem Cozinhar, 133 in tv7dias (2011)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Diabetes

Boa noite,

Durante esta semana vamos falar um pouco sobre a diabetes, bem como iremos publicar algumas receitas para pessoas que tenham esta doença.
                                
          O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crónica causada pela falta ou ineficiência da insulina, o que leva a que o açúcar (glicose), existente no nosso corpo, seja eliminado pela urina em vez de ser usado como fonte de energia pelo organismo.

          Mas como será que obtemos a glicose?
A glicose é obtida através de todos os alimentos que ingerimos.
O nosso corpo tem 3 maneiras diferentes de obter energia, através dos hidratos de carbono que depois de digeridos formam a glicose, através das proteínas que depois de digeridas formam os aminoácidos e através das gorduras que depois de digeridas formam os ácidos gordos. Na realidade a melhor forma para obtermos energia é através dos hidratos de carbono, pois são rapidamente convertidos em açúcar.

          A importância da insulina e como actua.
Entre as refeições o nosso fígado liberta o açúcar que tem armazenado para o sangue mantendo assim o nível de glicemia normal. A glicemia é a quantidade de glicose existente no nosso sague e pode variar consoante a hora do dia, o tipo de alimentação, a actividade física e a dose de insulina que o nosso corpo liberta, ou no caso dos diabéticos a quantidade que administram.
Para ajudar no fornecimento de açúcar a entrar nas células, o pâncreas liberta a insulina para o sangue. Esta hormona vai atingir os receptores da insulina presentes na superfície das bactérias. Só quando a insulina se fixa nas células é que o açúcar, existente no sangue, poderá ser absorvido.
Quando o açúcar no sangue aumenta após ingerirmos os alimentos, a quantidade de insulina também aumenta, de modo a que o açúcar em excesso seja absorvido rapidamente pelas células. Sendo assim o fígado deixa de segregar o açúcar, que estava armazenado, passando a armazenar o açúcar existente para uma posterior utilização.
 in Diabetes Conhecer a Doença; Gonçalves, J. Vilela; Novartis; pág.2 

          Um pouco mais sobre a diabetes….
Na realidade existem 2 tipo de diabetes a diabetes tipo 1 ou diabetes insulino-dependentes e a tipo 2 ou mais conhecida como diabetes não-insulino dependentes.
Bem por hoje é tudo espero que tenham ficado a saber um pouco mais sobre a diabetes e fiquem atentes porque da próxima iremos abordar os tipos de diabetes que existem.
in http://upanemasaude.blogspot.com/2010/06/dia-do-diabetico.html


 Bibliografia:
  • Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo, ... não seja formiga! Controle a Diabetes.
  • Revisto por Lisbeth Vang, RN, Directora de Enfermagem, Centro de Diabetes de Steno; Corrigido e adaptado para português pela Novo Nordisk Portugal; 1999; Viver com a Diabetes Tipo1; Estúdio 1b- Produções Gráficas, Lda.
  • Gonçalves, J. Vilela; Diabetes Conhecer a Doença.
  • Abbot, O Pé Diabetico.

    sábado, 29 de janeiro de 2011

    Receita (4)

    Olá!!
    Aqui está a receita desta semana, é ideal para pessoas diabéticas, que querem emagrecer e que adoram pêra!!


    Fonte: Sabores Mediterrâneos - receita 67 - ano 2011  ( Pingo Doce) 


    Depois digam-nos se gostaram =D!!!

    sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

    Cuidado com a tensão arterial

    Olá a todos,
    Como já vos explicámos o que era a tensão arterial, vamos agora mostrar-vos quais são as causas, os sintomas, deixamo-vos aqui também alguns conselhos e terapias que vos ajudarão se chegarem algum dia (esperemos que não) a necessitar de controlar a vossa tensão arterial.

    Devem ficar alerta quando tiverem carência de potássio, hemorragias, traumatismos, insuficiência cardíaca, infecções agudas ou uma alimentação deficiente. Estas são algumas das causas de problemas com a tensão arterial.
    Como é que se apercebem se têm problemas com a tensão?!
    Se sentirem tonturas, alguma debilidade, cansaço, sonolência e enjoos.
    Para deixarem de ter estes problemas devem:
    • consultar um médico,
    • bem como devem ingerir alimentos ricos em potássio,
    •  beber várias vezes água de coco durante o dia
    •  beber 2 vezes por dia sumo de pepino diluído em água também ajudará.

    Se tiveres hipertensão arterial, fica sabendo o que é necessário para não haver muitas mais complicações:
                    - algo que deves fazer, quer tenhas problemas de tensão ou não, é praticares exercício físico;
                    - deves parar de fumar ( no caso de seres fumador );
                    - tens de controlar o teu peso, quer necessites de engordar um pouco, ou emagrecer;
                    - deves diminuir o consumo de sal, procura alimentos com pouco sal, e não confecciones refeições com muito sal;
                    - deves fazer uma dieta rica em frutas, vegetais, cereais, e claro evita o consumo de grandes quantidades de gorduras.
                                                                  Bom fim-de-semana
    Fontes:
     

    terça-feira, 25 de janeiro de 2011

    Tensão arterial

    Esta é a semana da tensão arterial. Não sabes o que é? Queres saber como a podes medir? Fica atento pois vamos tirar-te todas essas dúvidas. Se tiveres alguma dúvida que não vires esclarecida com os nossos posts não hesites e deixa-nos a tua dúvida num comentário. Vamos fazer os possíveis para responder.

    O que é a tensão arterial?
    - A tensão arterial é a pressão do sangue dentro das artérias.

    Como é produzida?
    - A T.A. é produzida, primeiro pela contracção do músculo do coração, e depois pelo relaxamento do mesmo músculo.


    Como se mede a tensão arterial?

    A tensão arterial é medida através de uma braçadeira insuflável, que podes encontrar em farmácias, ou até mesmo em tua própria casa se adquirires uma máquina.


                                                              http://www.lauramaria.com.br/hipertensao.html

     Quando medimos a nossa tensão são registados dois valores:
    - o primeiro valor é chamado de pressão sistólica, e é medido após a contracção do coração devendo ser o valor mais elevado.
    - o segundo valor é chamado de pressão diastólica, é medido durante o relaxamento do coração, e deve ser o mais baixo.

    Hoje sabemos que a tensão arterial ideal deve ser igual ou inferior a 120/80, para maiores de 18 anos.
    Para crianças tudo depende da sua idade:
     - 1 ano a 3 anos - 97/53 a 105/61
     - 4 anos a 6 anos - 107/64 a 110/70
     - 7 anos a 10 anos - 111/72 a 115/75
     - 11 anos a 13 anos - 117/76 a 122/77
     - 14 anos a 17 anos - 125/80 a 133/83

    Como se detecta a hipertensão arterial?
    - A única forma de detectar-mos a H.T.A é medindo a nossa tensão


    Esta é uma doença silenciosa, porque pode evoluir sem apresentar nenhum sintoma. A tensão arterial varia naturalmente durante o dia, dependendo daquilo que fazemos.
     Por isso deves medir semanalmente a tua tensão!!


    Fontes:
    http://www.babycor.com.br/hipertens%C3%A3o.htm

    sábado, 22 de janeiro de 2011

    Receita (2)

     Agora em vez de duas receitas por semana, passamos a publicar apenas uma, aqui fica a receita desta semana, esperamos que gostem :P

    O melhor da cozinha portuguesa, 11ª colecção, fascículo nº 94 in TV7dias

    Obesidade (3)

    Oláa,
    Hoje ficam aqui umas dicas que podem seguir para ter uma vida mais saudável!
    Em relação à alimentação, devem evitar:
    • Açúcar branco
    • Bolos, chocolates, folhados, etc.
    • Fritos
    • Refrigerantes
    • Álcool
    • Molhos
    • Carnes gordas
    Sobre o que devem ingerir, podem guiar-se pela roda dos alimentos:


    Já sabem que se deve de comer um pouco de tudo o que a roda apresenta e em maiores quantidades o que esta representado em partes maiores, isto para uma alimentação equilibrada. 

     
    Mais uns conselhos? 

    • Faz 6 refeições por dia
    • Come de 3 em 3 horas
    • Bebe pelo menos 1,5l de água por dia entre as refeições
    • Come 2 a 3 peças de fruta por dia
    • Usa leites e derivados magros
    • E mastiga bem os alimentos

    Mas, não fica por aqui… 
    o exercício físico é fundamental!
    Devem praticar exercício físico regularmente, pelo menos 1h hora de caminhada, diariamente ou uma corrida durante 30 minutos.


    Porque não?



    fontes:

     Panfleto sobre Obesidade, SANTA CASA Misericórdia de Lisboa, realizado por Enfª Rute Marçal.

    quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

    Obesidade (2)

    Oláa!
    Como sabem a obesidade pode dar origem a diversos problemas de saúde, que podem atingir:
    • O aparelho cardiovascular,
    • O Sistema pulmonar;
    • Aparelho gastrointestinal;
    • Aparelho genito-urinário e reprodutor;
    • Causar complicações metabólicas;
    • Ou até mesmo poderá originar: osteoartroses, insuficiência venosa crónica, risco anestésico, hérnias e propensão a quedas.

    Mas para além de consequências a nível de saúde em relação ao corpo, também existem consequências a nível psicológico e social tais como: 
    •      Discriminação educativa, laboral e social;
    •     Isolamento social;
    •    Depressão e perda de auto-estima.
      

    Nos casos em que se recorre às cirurgias ou aos medicamentos, para tratar a obesidade, não se esqueçam de continuarem a ter hábitos de vida saudáveis!
     E claro, sempre que resolvam usar medicações consultem o vosso médico ou nutricionista. 


     https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiO94npg_dYiWKcPgaw3mAq8735eu-TYDrhMBLj0CI4KFWH3rVMCT5ifg4Cwl06N-l9spNLJrzYmQLrQsNLAMLgxIiXphGTVcJNcvmj-vMBWZ-cc2jAcWuhAUYiadOaO_73kLazyXaopA/s1600/obesidade-infantil.jpg


     Fiquem atentos às próximas publicações porque ficaram a saber as “dicas” que devem seguir para uma vida mais saudável! :)




    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

    Obesidade

    Oláa! 
    Esperamos que já tenham lido as nossas publicações anteriores e que tenham gostado, e não se esqueçam de comentar, a vossa opinião é importante ;)
    Durante esta semana trazemos-vos aqui informações sobre a obesidade.

    Primeiro que tudo, o que é a obesidade?
    É uma doença crónica que segundo a OMS (Organização mundial de saúde), é caracterizada pelo excesso de gordura corporal acumulada podendo gerar problemas de saúde. 

     
    Sabem que existem dois tipos de obesidade? É verdade. Há a andróide e a ginóide.
    Obesidade andróide ou tipo "maçã":
     Quando o excesso de gordura é acumulado essencialmente na parte superior do corpo, sobretudo no abdómen. 
     É típica no homem obeso.
     Pode originar complicações metabólicas como: a diabetes tipo 2 e a dislipidémia ; doenças cardiovasculares: como a hipertensão arterial, a doença coronária e a doença vascular cerebral, assim como a síndroma do ovário poliquístico e à disfunção endotelial. 

    Obesidade Ginóide ou tipo "pêra" :
    Quando a gordura se distribui, principalmente, na metade inferior do corpo, particularmente na região glútea e coxas.
    É típica da mulher obesa.


    Mas afinal o que causa a obesidade?
    O que causa o excesso de gordura, é quando a energia ingerida é superior à energia gasta, ou seja quando há um desequilíbrio energético. Resumindo: quando se tem uma dieta hiperenergética (com excesso de gorduras, de hidratos de carbono e de álcool) e uma vida sedentária, isto vai levar à acumulação de excesso de massa gorda.
    A predisposição genética também pode determinar, em certos indivíduos, uma maior acumulação de gordura na zona abdominal (isto em resposta ao excesso de ingestão de energia e/ou à diminuição da actividade física).



    Serei obeso?
    Apesar de haver diversas formas de medir o peso, o IMC é uma forma rápida de poder medir, vejam como se faz na publicação anterior sobre o IMC. 


    NÃO ESQUECER QUE:
    • A obesidade não é só um problema de estética, mas sim um problema de saúde!
    • E é uma doença que é um grande factor de risco para o aparecimento, desenvolvimento e agravamento de outras doenças!


    Curiosidades: 
    • Portugal apresenta uma das taxas de obesidade infantil mais altas da Europa, devido à alimentação e à vida sedentária das crianças! (2005)
    • A obesidade tem vindo a aumentar cada vez mais!
    • A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou esta doença como a epidemia global do século XXI!



     Tens a certeza que queres fazer parte desta epidemia? 

    Fontes:
    Imagens

    Informação